Saiba como um suporte técnico de terceiros pode melhorar a gestão de TI e liberar equipes técnicas p
Um estudo recente, divulgado pelo Gartner, aponta que até 2020 as empresas devem reduzir em até 65% seu custo com pessoas na gestão da área de TI, através de recurso de automação e terceirização em gestão de TI.
Por esta razão empresas que não têm uma boa gestão de TI podem acabar ficando para trás em termos de infraestrutura e, por consequência, de resultados.
Ter um suporte técnico adequado e eficiente para os negócios evita que a equipe profissional perca tempo “apagando incêndios”, ou seja, resolvendo problemas inesperados que podem trazer impactos extremamente negativos para a empresa.
Hoje a maioria dos empresários já perceberam que um pouco de tecnologia faz muita diferença no dia a dia. Uma boa gestão de TI afeta desde a organização da empresa e a organização de clientes, até o potencial lucrativo. Permitir que sua equipe possa focar na melhoria de processos da empresa é muito melhor do que gastarem tempo simplesmente resolvendo problemas.
Para atender essa demanda tecnológica que a contemporaneidade exige, surgiram empresas terceirizadas, especializadas em prover um suporte técnico de qualidade, com responsabilidade e eficiência para pequenas, médias e grandes empresas que querem usufruir ao máximo do que a tecnologia pode oferecer.
Para aqueles que ainda são iniciantes no assunto, preparamos um guia no qual onde explicamos melhor como a gestão de TI e o suporte técnico podem contribuir para a infraestrutura empresarial. O que é Gestão de TI? Gestão de TI, que é a Gestão de Tecnologia da Informação, é o processo de gerenciamento de tecnologias que podem potencializar sistemas que operam na estrutura de TI dentro de uma empresa, contribuindo para sua melhor organização e desempenho.
Além disso, a Gestão de TI terceirizada é uma ótima oportunidade de reduzir custos, pois otimiza o uso de equipe técnica e, no caso de problemas, o suporte técnico responsável poderá resolver a questão com eficiência e apresentando a solução mais rápida e adequada, sem maiores preocupações para o contratante.
O que é um suporte técnico?
Suporte técnico é uma consultoria especializada que presta assistência material, tecnológica e intelectual a um cliente, com o fim de solucionar problemas de um determinado produto, como software, por exemplo. O suporte, que pode ser local ou terceirizado, oferece manutenção e faz o gerenciamento das tecnologias em questão – como no caso da Gestão de TI.
Qual a diferença entre ter um suporte técnico local ou um terceirizado?
Os profissionais de TI que atenderão sua empresa precisam ter um alto nível de conhecimento na área, além de estarem alinhados com os padrões de mercado e precisarem passar por constantes renovações e treinamentos, visto que a área da tecnologia se modifica a cada dia de forma veloz. Ter um suporte técnico local é importante, mas os custos para manutenção da infraestrutura e o investimento que precisa ser feito em relação aos profissionais responsáveis – como salários e treinamentos – podem encarecer esse processo.
Dito isso, podemos entender que o suporte técnico terceirizado tem algumas vantagens. Com a terceirização do time, a empresa não precisará se preocupar com o treinamento de funcionários do suporte, pois a empresa responsável pela Gestão de TI – em busca de competitividade – oferecerá os melhores profissionais, sempre atualizados com as últimas tendências e tecnologias.
Outro fator que contribuirá com os rendimentos da empresa, será a economia de tempo e seu melhor aproveitamento. Sem ter que se preocupar em apagar incêndios, resolvendo problemas inesperados, os colaboradores poderão focar seu tempo e energia nas verdadeiras demandas deu seu negócio, melhorando processos, atendimento a clientes, produtos, etc.
Leonardo Almeida Lage, que é CEO da Host One, uma empresa especializada em suporte técnico e infraestrutura de TI em Cloud, acredita que “para buscar competitividade em qualquer setor do mercado, as empresas precisam cada vez mais otimizar seus processos e gestão, evitando perda de tempo e desperdícios”. Lage também acredita que “utilizar recursos como terceirização de suporte técnico e contratar infraestrutura de TI como um serviço, proporcionam muito mais dinâmica e economia, pois não são necessários grandes investimentos e o ROI (Retorno sobre Investimento) é muito melhor”.
Muitas empresas têm optado por contratar suporte técnico terceirizado. Essa demanda demonstra o quanto o serviço tem crescido no país. E, para que as pequenas, médias e grandes empresas possam aproveitar o máximo dos benefícios oferecidos pela Gestão de TI terceirizada, é preciso escolher bem o prestador desse suporte.
Segundo Christian Joseph Pires, da empresa Tegi, “o setor ainda é bastante precário no Brasil, não por faltar pessoas, mas por faltar conhecimento e competência para tal função”. Ele, que escolheu a empresa Host One para atender seus negócios, acredita que cada decisão tomada pode ter um impacto sobre vidas e comunidades. “O suporte prestado pela Host One à minha empresa, permite que eu ofereça um suporte técnico premium para meus clientes, conferindo uma melhoria em meus próprios serviços. Esse tipo de gerenciamento pode revolucionar setores inteiros”, disse.
Outro exemplo de quem escolheu terceirizar a infraestrutura do suporte técnico é a eFinance Consultoria e Sistemas. A empresa oferece um sistema de gestão específico para o ramo de móveis planejados e está no mercado desde 1998, com sede na cidade de Marília, interior de São Paulo. O sistema do eFinance não pode parar de funcionar nunca, por isso a Host One oferece seus serviços, que proporcionam 100% de disponibilidade do sistema online na internet para a empresa. Douglas Castilho, responsável pela infraestrutura e segurança digital da eFinance, disse que “o negócio está sempre em crescimento e, tratando-se de missão crítica, é sempre muito importante ter um suporte apto a nos auxiliar, tanto nas questões corriqueiras como também nos momentos mais tensos”. Castilho está satisfeito com o suporte prestado pela equipe da Host One. “Eles sempre nos atenderam com prontidão e com excelência. É uma parceria de Ouro!”, acrescentou.